quarta-feira, 17 de junho de 2009

O destino dos pró-ativos

Você acredita em destino?
Um encontro teoricamente impossível de acontecer que, misteriosamente, vira realidade. Dois olhares completamente desinteressados se cruzam e tudo muda. Uma mudança de cidade em busca de melhor emprego que desencadeia em sucessivos acontecimentos inesperados. ...
O destino é o responsável por muito da vida de tantos. Ele é culpado quando muitas coisas não dão certo e ovacionado quando outras dão. É tudo culpa dele! Você saiu de casa toda bem vestida para ver o amado e não o encontrou? Coisa do destino! Você o encontrou e ele a correspondeu a altura até que as coisas se acertaram como queria? Olha ele aí outra vez!!!
Eu o vejo mais como um coitado! Não deve ser fácil ser apontado como a justificativa pra tudo que acontece na vida de cada pessoa. Pra mim, o destino é mais um subterfúgio usado por muitos preguiçosos da vida, aqueles que não assumem seus erros e nem tomam as rédias de suas próprias vidas. Quem não quer ter em quer jogar as responsabilidades dos atos e palavras? É bem mais cômodo e humano! Pra quê encarar as coisas de frente e admitir algumas escolhas erradas como as verdadeiras responsáveis pelo caos reinante? Dá muito mais trabalho! Que seja o destino, então... ele já está tão acostumado mesmo.
Eu não sou do tipo que acredita em destino. Acredito em oportunidades. Há as aproveitadas e as perdidas, as realizadas e aquelas a serem descobertas... Tudo é questão de mesclar positivamente a hora, o lugar, as pessoas e o desejo certos. Óbvio que combinar tudo isso não é nada fácil, mas é assim que tem que ser. Porque as conquistas levam tempo mesmo, dão trabalho... e isso não é coisa do destino!
Eu gosto de ter as rédias da minha pessoa. Sabe aquela história de não deixar a vida se meter na minha vida porque quem manda na minha vida sou eu? É assim que acho certo. Quando culpamos o destino ou esperamos por ele ou deixamos a vida fazer de nós o que bem quer, estamos perdendo o controle, deixando de criar e/ou aproveitar bem as oportunidades. E, a não ser que esse controle seja perdido por uma baita falta de ar causada por algum amor que valha a pena, perdê-lo não é boa idéia.
Claro que nem tudo que planejamos dá certo ou vira realidade. Há os imprevistos, os mal feitos, as idas, as voltas, os intervalos, as distâncias, as diferenças, os traumas e as teimosias e dentre tudo isso, há as reticências - porque elas me lembram tempo, calma. E Salomão mesmo já disse que há tempo pra tudo. Algumas coisas simplesmente não são pra serem nossas ou não vão acontecer passe o tempo que for... e, por outro lado, há uma infinidade de peripécias incríveis à espera de cada um! Mas só dá pra descobrir se tentamos fazê-las virarem realidade, se aproveitamos as oportunidades.
Aquela história de que o que é pra acontecer vai sempre acontecer pode até ser verdade, mas se permanecemos estáticos e inertes o resto também vai permanecer. É a lógica da vida! Portanto, não é o destino que rege tudo, é a força de vontade de lutar pelo que se quer.

E então, é só o caso de decidir o que quer, passar por cima dos traumas, aproveitar as oportunidades e fazer acontecer no tempo certo... Sim, falando parece fácil. Mas é assim que os ativos encaram a vida. E o que vc prefere? A passividade de ser pró-destino ou a iniciativa dos ativos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário