domingo, 12 de julho de 2009

O novo sempre vem

Conheci um novo estímulo nessa última quarta-feira. E ele nem precisava ser de carne e osso, mas é. Não sei ainda se é dos mais agradáveis e dos meu preferidos, mas o importante é que é um estímulo e estímulos são sempre benvindos. Mais ainda, é um estímulo novo! E o novo desperta curiosidade, traz inspiração geral... ou pelo menos deveria.
O frescor da novidade embala planos incríveis, contagia o "ao redor". Não se prende ao passado e encontra soluções até pros retóricos. Revigora a vontade de fazer tudo de novo... tudo novo de novo. E isso não é demais?
Como um bebê que acaba de chegar ao mundo, o novo traz oportunidades mil, um mundo diferente de experiências a serem gastas, perda do fôlego pela ansiedade de não saber o que te espera... Quem é capaz de rejeitar algo assim? O conhecer, o desvendar, o experimentar... É tudo tão bom, tão compensador! Pelo novo a gente se arruma mais, pelo novo a gente tenta ao máximo chegar pontualmente, pelo novo a gente luta, a gente briga e até mente... a gente se esforça, a gente conta, a gente se entrega! Claro que nem sempre essa entrega é das melhores ou das mais sábias, mas o poder do inusitado causa essa submissão... e mesmo que ela dê errado, é proibido se arrepender porque há que encará-la como uma tentativa em prol do diferente, da mudança. E esse tipo de tentativa deve ser supervalorizada.
O miudinho novo pode até parecer insignificante perto do bom e velho velho , mas o que tornou o velho antigo e bom foi a força de vontade de vivê-lo quando ainda era novo; foi a coragem de desbravá-lo, o autruísmo de dar a cara a tapa por ele um dia, afinal tudo tem um começo.
Escolher o antigo sempre é parar no tempo... ou até voltar. É preguiça de conhecer milhares de utilidades e defeitos daquela nova empreitada, é perder a chance de desvendar segredos íntimos e deleitar-se na juventude do novo... e ele sempre merece uma oportunidade! Na pior das hipóteses, o novo te traz conhecimento de causa, experiência e sabedoria... e só por isso já vale a pena! Mas com um sorrisinho de canto meio malandrete, digo que o novo tem potencial pra muito mais que isso, ele só quer um espacinho, uma chance de virar "história para contar pros netos".
Sou militante da novidade. Apóio o inesperado... O velho já passou, já assisti a esse filme, sei o final dele. Pra quê insistir no falido se há uma luz nova no fim do tunel? Segui-la só traz benefícios. Já comecei essa nova fase ganhando... um estímulo! E ele será dos mais bem aproveitados.
Conheça o novo, dê uma chance a ele... Quem sabe ele não vira o seu melhor velho, a sua mais linda história de vida ou quem sabe ele não acabe nunca... O que passou, passou e o que virá dirá. Não escolha o mais fácil, o costume, não torne-se acomodado. Mantenha-se sempre jovial, sempre fresco, sempre vibrante!

Elis Regina já diria: "o novo sempre vem" ... só quem ama o passado é que não vê.

2 comentários:

  1. Flor! Lindo! De todos, esse é o que eu mais gostei! =) Serviu mto pra mim!! =D
    Amo vc! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. =\

    Tende piedade dos que amam o passado.
    Eles não sabem o que fazem...

    ResponderExcluir