sexta-feira, 29 de maio de 2009

Desvio à direita: trecho em obras

Eu adoro viajar! É quando me sinto mais leve, mais livre, mais feliz. Mas toda viagem precisa de um roteiro, um caminho a seguir... E é pra isso que existem os guias rodoviários, os mapas, os GPS.
Ninguém gosta de viajar sem saber a melhor rota a tomar pra se chegar no destino. É inviável, perda de tempo e de uma irresponsabilidade grande. Mas antes de mais nada, precisa-se definir qual será o destino da viagem, aonde se quer chegar, pra depois escolher o melhor caminho, os atalhos mais seguros.
Definido o destino, é preciso manter a decisão. Nem sempre é fácil, porque muitas vezes somos levados a escolher um destino que não queríamos de fato, mas que, pelas circunstâncias do momento, é o mais indicado, o mais racional (não que se tenha que ser racional em tudo que se faça, mas, infelizmente, em certas horas é preciso escolher a razão à emoção). E aí além de tudo, precisa de muita força(...)!

Eu sempre preciso dos mapas e dos GPS porque gosto de saber aonde estou indo, onde estou pisando. E ser assim às vezes me custa situações indesejáveis. Mas é que quando olho pras rodovias possíveis de serem viajadas, não consigo imaginar alguém passando casualmente por algumas delas, sem rumo certo a seguir. Tudo bem que Camões pregou o "navegar por mares nunca dante navegados" e que é legal arriscar às vezes na vida, mas esse entregar-se sem retorno ao casual é martírio, é condenar-se à falibilidade. E foi por isso, pela dependência dos guias rodoviários, que escolhi o rumo da minha viagem. Não sei se ela será prazerosa ou penosa demais, se será saudosa ou firme... isso só o tempo dirá. Talvez essa rodovia que escolhi até seja de mão dupla, quem sabe? E aí as possibilidades aumentam por conta do vai-e-vem... Além do mais, sempre há os atalhos; e sempre há os atalhos errados, não é mesmo? (...)
Em nome da estabilidade que preciso e que escolhi, creio que será uma viagem serena, pelo menos por enquanto... Até porque essa estrada é longa, só vejo o começo dela até então. Não sei as curvas e os desvios que me esperam lá na frente, mais pra frente...


e hoje eu vi uma estrela cadente (...).

Um comentário:

  1. Ultimamente ando numa onda meio seguir sem destino, só por seguir.. pra não ficar parada. Mas seguir sem saber pra onde acho que é a mesma coisa que parar.. ou até pior: a mesma coisa que voltar...

    Voltar nem sempre é ruim.
    Mas nem sempre é bom.
    Melhor mesmo é pedir essa via de mão dupla. Melhor mesmo é ver estrela cadente!

    :)

    ResponderExcluir