segunda-feira, 4 de maio de 2009

Desintoxicação

Sempre tive uma certa pena dos viciados. Por mais que a culpa por estarem em um estado deplorável de saúde e de vida seja toda deles, eu nunca entendi muito bem o porquê de não conseguirem se desligar das substâncias químicas de suas preferências, nunca entendi por que seria tão difícil desvencilharem-se. É claro que os entorpecentes detêm de princípios ativos que levam à dependência, mas acho que o real motivo encontra-se muito mais no psicológico do que no fisiológico. As drogas obtêm seu êxito quando dominam a mente do cidadão! E é assim com tudo na vida, com qualquer tipo de vício que se tenha.
Álcool, nicotina, cafeína, chocolate, amor, ser humano...
Qual o seu vício? O que domina sua mente? É aquilo que te faz estático perante a ele; aquilo que te desarma, que te lesa.
O pior do vício é a alienação. Não falo daquela do "barato"; falo daquela da anulação do eu mesmo, na qual se passa a viver pela droga. Ao meu ver, chega-se ao fim do poço quando passa-se a humilhar-se em prol do vício, a mendicar aquilo, a alienar-se para tudo à sua volta que não seja o entorpecente.
Como um vírus destruidor, alguns entorpecentes (químicos, "biológicos" ou fisiológicos) invadem todos nossos sistemas e passam a usar o nosso metabolismo numa relação parasitária triste e depreciativa. Eis aí o momento de parar; o momento de cortar o mal pela raiz e esquecer completamente a droga; aprender a viver sem ela. Tal tarefa é dura, difícil e um árduo trabalho a ser realizado. Mas muito antes de desintoxicar o corpo, há que se desintoxicar a mente, o local mais dominado pelo entorpecente! E agora, descoberto o segredo do sucesso das drogas, é possível entender completamente a grande dificuldade que os viciados encontram de se livrarem de seus assassinos.
Pode-se usar os famosos 12 passos ou até recorrer à terapias; mas só se vence casos como esse quando se coloca em primeiro lugar na sua própria vida novamente, quando se volta a viver para si e amar a si mesmo antes de amar o vício.
A dependência fisiológica pede dedicação e persistência para ser vencida. Mas nenhuma desintoxicação é impossível, basta recuperar a mente, o coração e os órgãos vitais que foram parasitados pela droga. Na maioria dos casos, eles vêm faltando pedaços e feridos, porque tudo na vida é uma questão de escolhas e elas sempre trazem consequências... Esse é um ciclo que não tem fim. O importante é salientar que quanto antes se desprende da droga, menos lesões ela deixa, menos marcas haverá dos episódios...

Boa sorte para libertarem-se de seus vícios! Liberem suas mentes!!!

2 comentários:

  1. Amiga
    Adorei seu blog.Seus textos estão maravilhosos!
    Quero salientar o seguinte:envolver-se com drogas ou obcecar-se por alguém é,antes de tudo,a perda de próposito e participação na vida.É falta de superação perante as vicissitudes;e o que é a vida se não um ciclo de superações?Perseverança amigos!
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Liberem suas mentes... Engraçado. Isso é o que muito viciado diz - mal sabem o que estão dizendo... ;)

    Sei que precisava ler isso, sabe. Mas minha dúvida é.. Existem ex-drogados, ex-fumantes, etc... Mas e ex-amantes, entende? Existe ex-amor? ;T

    ResponderExcluir