sábado, 2 de maio de 2009

O Preço do Anonimato

Quanto vale um segredo?
Cartas escritas que não serão entregues. Discursos treinados frente ao espelho que não serão ditos. Fotos tiradas com incrível criatividade, mas não serão reveladas. Alegria reprimida. Mãos frias no outono. Sorriso torto. Grito empolgado freado por uma mordaça. Saudade não curada. Declaração calada.
O anonimato é uma coisa interessante! Porque nunca se sabe a dosagem certa que se quer dele. A maioria das pessoas repudia a falta de privacidade enfrentada pelos famosos, mas quase todos talvez pagassem esse preço pelos tão batidos "15 minutos"... afinal de contas, a televisão ou a Caras não são os únicos modos de revelar-se; e nem o mundo das celebridades o único palco para que isso aconteça. Logo, os tais 15 minutos podem soar bem mais metafóricos do que parecem.
Há milhões de outras vidas do lado de cá da Globo, com os mesmos acontecimentos das do lado de lá; e outros milhões de palcos a serem usados na representação das vidas alheias. Assim, há entre nós, meros anônimos, os mesmos comentários, as mesmas fofocas e os mesmos telefones-sem-fio que acabam, vez por outra, por frearem as identificações.
É... Talvez não haja mesmo um meio-termo entre o invisível e o em constante evidência, e arriscar assumir a tal identidade implique em alguns problemas circustanciais tensos e desagradáveis. Mas não seria a repressão algo também desagradável? Não seria a censura tão dura que chega a limitar e prender? É uma questão de escolhas... E isso apavora!!!
...
Quanto vale um segredo?
Vale um sorriso! Mesmo que torto e disfarçado. Vale um abraço! Mesmo que rápido e escondido. Vale um minuto, mas que seja bem gasto. E vale mãos quentes! Mesmo que por instantes...
Não importa o que as pessoas pensem/digam/façam a seu respeito. Só você sabe o que realmente vale a pena pra você. E reprimir-se ou escancarar-se; mascarar-se ou revelar-se só vale a pena quando o assunto valer a pena pra VOCÊ.
Revele-se! Seja quem você é e todas as ações que fazem você feliz...Mas faça tudo isso pra você, antes de qualquer coisa; porque no fim, segredo ou não, só dentro de você é que encontrará as respostas sobre o verdadeiro benefício disso tudo (ou pelo menos sobre até onde existe benefício!).
Não é o contar que faz a história, não é o ibope que dita o sucesso. Mesmo porque, como bem foi dito no filme que vi hoje "o fundamental a gente nunca fala"... Portanto, talvez não doa ter de guardar o tal discurso na gaveta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário